Content

Apresentação

Este site pretende ser um espaço público acadêmico voltado à divulgação e debate do conhecimento sobre as grandes questões nacionais formuladas por alguns dos maiores pensadores do Brasil.

Os intérpretes aqui eleitos neste primeiro momento, outros deverão ser incorporados ao longo do tempo, instituíram planos analíticos peculiares, ressaltaram aspectos cruciais de nossa sociabilidade e, portanto, (re)inventaram nossa visão sobre nosso país.

A originalidade, seus amplos escopos de análise e a argúcia desses grandes pensadores nacionais os tornaram eternamente atuais para quem busca compreender seriamente o Brasil. São clássicos que formularam as perguntas fundamentais acerca da construção da nação e do desenvolvimento da civilização brasileiras.

Este site pretende ser um espaço democrático de divulgação das ideias daqueles que pensaram profunda e estruturalmente o Brasil, lançando luz sobre aspectos de nossa realidade até então obscuros ou não questionados, nos esclareceram e convidaram ao pensar coerente, arrojado e consequente. São os intérpretes de nossos dilemas, que ao descortinarem renovadas frentes e horizontes civilizatórios para nosso futuro enquanto nação, simultaneamente não negligenciaram nossos velhos e perversos legados.

Boas leitura e reflexões!